quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dicas de estudo

Olá Grupo!
Vamos a primeira dica pessoal quanto ao estudo: 

1) Se você está acessando este site é porque você tem um projeto. Não vamos falar daquilo que hoje te deixa insatisfeito e te move ou te incomoda. Vamos falar daquele projeto para onde você pretende ir. 
É sempre mais fácil olhar para o problema depois que ele já passou. Procure se colocar mentalmente no ponto onde você pretende estar. Olhe para o seu objetivo, não se impressione com a sua realidade. Ela pode te sabotar servindo como desculpa para o seu insucesso. 


1) Estude sempre. Tenha sempre à sua mão um livro ou um material para estudo. Facilite o seu acesso. Assim, as desculpas somem.
Esta foto mostra a realidade de países de primeiro mundo. Dá pra desconfiar o que mantém eles onde estão? Este é um costume que deveríamos cultivar. Não é demais repetir. Tenha sempre um livro ou material de estudo à mão!



2) Varie o seu material e forma de estudar. Quando você achar que está cansado de ler um livro, e não estiver satisfeito com a quantidade de matéria estudada, procure manter-se conectado ao tema. Mas isto não precisa ser do mesmo jeito. Há várias formas de estudar. Hoje em dia não temos mais desculpa. Aí vão algumas sugestões: o tradicional livro da biblioteca, fazendo resumos, fazendo questionários, vídeos do youtube, revistas de direito (com pequenos artigos), revistas virtuais, jornais eletrônicos, tv justiça, conversa informal com amigos, conversa à distância com amigos (que tal marcar um chat com seus amigos para debater um tema). Você quantas opções há hoje? 


3) Volte sempre ao que já foi estudado. Há alguns pontos que devem ser memorizados. O grande problema é que a memorização não se dá de forma automática. Poucos de nós conhecemos como funciona o nosso cérebro. E nem procuramos ler um "manual de instruções". Somos adultos. Assim, aprendemos mais por associação, por relacionar o novo com algo que já conhecemos. Pratique isso. Leia um texto atento a estabelecer conexões. Volte àquilo que a matéria nova te fez recordar... assim você cria um propósito para rever temas antigos. Por exemplo, se o tema do seu próximo estudo são os princípios do direito civil, tenha à sua mão um livro de introdução ao estudo do direito ou de comentários à LICC para rever a aplicação dos princípios. Fica mais confortável memorizar. 

4) Planeje. Não fique decidindo a cada dia o que você vai fazer. Escolha as matérias que você tem que estudar para alcançar o seu projeto. Comece por aquelas que parecem ser mais basilares ao seu propósito. Depois siga pelas intermediárias. Procure revezar os temas, para que o tédio não te abata. Identifique o que é realmente necessário para que você alcance o seu objetivo e descarte o que simplesmente te dá prazer. No momento do estudo este é o seu foco. Assim, se o concurso para o qual você se prepara é daqueles "decoreba de lei", não vá ler a teoria dos princípios do Humberto Ávila... um livro importantíssimo, mas não para o seu projeto. 

5) Monitore sempre o seu estudo!
Não fique simplesmente satisfeito. Procure fazer provas. Às vezes me indago como um aluno é capaz de dizer que não vai fazer um concurso por que ainda não se sente preparado. Você já viu alguém aprender a nadar fora da água? Só vou entrar na piscina depois que eu já souber nadar. Como é que você saberá quais são as suas reações? Como é que você saberá o que você precisa melhorar para poder passar na próxima prova? Ou então, e se você já estiver preparado e isso for só o seu medo de encarar o desafio? 
Faça provas, simulados, teste até em casa. 
É nadando que se aprende a nadar...


6) Faça resumos, esquemas, grife o livro que você está estudando. Utilize marcadores de texto. Por que? Isto ativa a sua memorização. Você chama à sua memória a lembrança de já ter visto aquele texto, toda vez que você abri-lo de novo. Faça você mesmo um teste. Peque um capítulo de um livro jurídico qualquer. Ligue o cronômetro. Leia marcando, grifando... Terminou. Anote o tempo após o último parágrafo. Em uma semana ou duas, pegue o mesmo texto o mesmo cronômetro e marque o tempo de novo. Vou deixá-lo com suas próprias conclusões. Afinal, você não precisa se apresentar de novo. 

7) Mantenha seu corpo saudável. Reserve um horário para fazer uma atividade física, para se divertir, para estar entre a família e amigos. 
Faça intervalos para descanso durante suas horas de estudo. Cuide de sua aparência. Você não vair querer estar bem financeiramente mas sozinho no mundo...
A vida não é só ganhar dinheiro e ter estabilidade financeira. Estamos aqui uma vez só (para aqueles que acreditam que não, não me lembro o que teria feito em outras vidas, então conto só com esta), aproveitem esta vida!

8) Procure olhar para o alto e ver as histórias daquelas pessoas que se superaram. 
Quando você estiver desanimado, procure saber daqueles que servem de exemplo para todos. Pode ser no meio jurídico, acadêmico, esporte ou em qualquer lugar. Procure saber o que faz dessas pessoas especiais. 
Há sempre bons exemplos de inspiração. Acredite!

Bons Estudos!!!
E boa sorte!!!