quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estudo x Literatura: Terras do sem fim

Olá Grupo!!!


Continuando a nossa indicação de literatura, para uma distração que ainda te mantenha pensando o direito, vamos indicar um autor nacional: Jorge Amado. 


Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores de todos os tempos. Nasceu em 1912 em Itabuna e faleceu em 2001 em Salvador. É também o autor mais adaptado da televisão brasileira, com sucessos como Gabriela Cravo e Canela e Tieta do Agreste, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.  Em 1994 sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa. 


A história de Terras do sem fim se passa no começo do século XX, no sul da Bahia, por ocasião do desbravamento das matas para plantio de cacau nas regiões próximas ao povoado de Tabocas. A região estava sob o domínio político do fazendeiro-coronel Sinhô Badaró que, visando apropriar-se de terras devolutas do Sequeiro Grande, manda o jagunço Damião assassinar o pequeno fazendeiro Firmo, proprietário de um sítio que ficava de permeio. O atentado fracassa, e é deflagrada a luta pela posse daquelas terras, igualmente disputadas por outro rico latifundiário vizinho, o oposicionista coronel Horácio da Silveira, que também promove demanda judicial através do advogado Virgílio Cabral, enquanto se sucedem os atos de violência de parte a parte, com tropelias, plantações destruídas, incêndios e mortes


O texto é interessante para ser trabalhado não somente por questões jurídicas relacionadas com a posse e com terras, mas também pelo encaminhamento dado às demandas judiciais. 

Se você quiser adquirir o livro, confira aqui

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Projeto 2011: Direito Civil (vídeo aula)

Olá Grupo!!!

Dando continuidade ao nosso tema, se você já estiver um pouco cansado da semana, aproveite para assistir algumas aulas em vídeo!




Bons estudos!!!
E boa sorte!!!