segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cronograma de estudo

Olá!

O meu projeto é estudarmos toda semana um tema, um ponto dos mais diversos programas de concurso e das mais diversas matérias. Vamos procurar colocar o estudo do direito sobre o tripé em que ele se encontra: lei, jurisprudência e doutrina. Por fim, comprovar a utilidade daquilo que se estuda com as questões de concurso dele objeto. 

Segunda-feira: procurarei postar o tema da semana, aquilo sobre o que vamos estudar, com uma breve explicação da razão de sua escolha. 

Quarta-feira: postarei um breve resumo do tema, com indicação bibliográfica e algumas citações. 

Sexta-feira: é a vez da jurisprudência e de questões de concurso em que a matéria já foi objetada. 

Para nosso primeiro tema... que tal começarmos pelo início: Introdução ao Estudo do Direito. 

Acreditem, o tema é mais importante do que imaginam. Sabendo corretamente a classificação das fontes do direito, você inicia bem qualquer matéria. Sabendo interpretação e integração, mais outros passos a frente.

Vocês não imaginam quantas vezes perguntei a turmas de 8º, 9º, 10º períodos, Pós-graduação e Emerj, o conceito de lei, sem obter qualquer resposta...

Assim nosso projeto é estudar: 
1. Lei de Introdução ao Código Civil
- O que é o direito e como ele pode ser classificado
- O que são sistemas jurídicos
- O que é lei, quais são suas características, classificações, processo de elaboração

É hora de começar...

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Proposta

O objetivo deste site é desenvolver um trabalho voltado à organização do estudo. 

Muitos estudantes de direito, principalmente aqueles que têm como objetivo as carreiras públicas, sentem-se desnorteados, e sem um projeto específico de estudo. Nem sempre é confortável seguir um caminho sem ter um roteiro exato. 

É claro que há momentos na vida em que podemos preferir abdicar deste norte, como nas artes (assim descreve a Aquarela de Toquinho), e em uma grande viagem ao melhor estilo mochileiro. 

Não que os objetivos sejam menores, mas pelo próprio norte ao qual pretendemos chegar, podemos perceber que os caminhos são distintos. 

Aquele que estuda para concurso deve fazê-lo de forma objetiva. Sem procurar realizar grandes devaneios. Seu momento de estudo deve ser direcionado. Por isso, não pretendemos aqui desenvolver grandes teóricos do direito, mas profissionais preparados ao ingresso nas mais diversas carreiras jurídicas. 

Profissionais preparados para aprovação e imediata posse (capazes de trabalhar com o que aprenderam). 

Com uma boa dose de esforço e uma ajuda das coincidências da vida.

Convido todos a colocar mãos a obra (mãos nos livros) e começarmos juntos esta tarefa. 

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Carolina Barrocas