quinta-feira, 3 de março de 2011

Olá Grupo!!!

Vamos tentar voltar ao nosso ritmo de trabalho, agora que estou terminando de reorganizar o meu computador.

O carnaval é um feriado, e, normalmente, um período em que todo mundo exagera e acaba passando dos limites.

Será que existem alimentos bons para a nossa memória?

Não existem esses elixires, que produzem efeito instantâneo, mas a longo prazo (como é qualquer preparação de concurso) algumas coisas podem funcionar...

Com o consumo de determinados alimentos, podemos aumentar a nossa capacidade de memorização.

1) Não pule refeições, não deixe de se alimentar bem de manhã. Pesquisas relatam que crianças que fazem um desjejum reforçado tiram notas melhores em comparação às que pulam a refeição ou ficam no café com pão.

2) O mesmo se aplica para aquelas que substituem refeições por fast food. Sanduíches, salgadinhos e refrigerantes são pobres em nutrientes, especialmente minerais, que têm papel importante no sistema nervoso central.

3) Ovos ajudam o corpo a produzir o neurotransmissor acetilcolina, usado na memória - inclua-o com moderação em sua dieta. Utilize versões menos calóricas (como o ovo cozido em saladas).

4) Peixes com ômega-3 e ácidos graxos (atum, truta e salmão) fazem as células ficarem mais rígidas e aumentam a produção dos neurotransmissores responsáveis pela disposição e pelo bom humor.

5) Frutas e óleos vegetais são importantes pois o cérebro produz grande quantidade de energia, e dessa forma, gera também muitos radicais livres. Esses alimentos, antioxidantes, ricos em vitaminas C e E, funcionam como neuroprotetores.

6) A vitamina B 12 e o ácido fólico melhoram a memória e estão presentes em tomate, cogumelo, ervilha, brócolis e espinafre.

7) Não adianta cortar totalmente o açúcar, já que a glicose é a energia exclusiva do cérebro. Mas há formas de se obter este componente de maneira mais saudável. Você pode consumir carboidratos complexos (como cereais integrais), que são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular.

8) A cafeína é um potente estimulante do sistema nervoso central. O problema é que o excesso pode causar danos à memória.

9) As proteínas são formadas por aminoácidos que atuam no sono e na performance cerebral. Ex.: leite, queijo branco, carnes brancas e nozes.

10) O morango e o mirtilo são frutas que tendem a produzir melhora considerável na concetração motora e na memória.

Um programa bem interessante e que possui um site é o Bem Estar da Globo. Sem querer fazer propaganda. De forma leve e ágil, os temas são tratados por especialistas através de demonstraçãoes bem ilustrativas. Confira o site: http://g1.globo.com/bemestar/.

Bons estudos!!!

E boa sorte!!!