sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dicas de estudo

Olá Grupo!!!

Um dos maiores problemas de quem estuda é a concentração.
Pesquisando na internet, achei informações em um site muito interessante. Transcrevo abaixo para vocês, confiram!


A concentração – como desenvolvê-la

Nesta lição aprenderemos sobre a importância da concentração, como desenvolvê-la e como isso nos ajudará em neste curso e até mesmo em nossa vida cotidiana.

No curso algumas técnicas para serem executadas necessitam de concentração e imaginação.
São os casos das técnicas de relaxamento, meditação e projeção astral.
Ter capacidade de concentração é essencial para colher resultados nas práticas que estamos aprendendo no curso.

Mas afinal, o que é exatamente concentração?
Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada para um único ponto.
Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo, ou uma única imagem mental.
Se por exemplo, estamos tentando imaginar algo e em nossa mente está passando uma sucessão de pensamentos, vozes e imagens, então não estamos concentrados em nada.

E como fazer para desenvolver a concentração?
Para desenvolver a concentração precisamos nos disciplinar para isto, ou seja, adotar certos hábitos em nosso dia a dia que contribuam para treinar a concentração.
Dessa forma, quando fazermos uma prática seja ela de relaxamento, meditação ou projeção astral, será muito fácil nos concentrarmos porque em nosso dia a dia nos acostumamos a fazer tudo com concentração.
Além disso, ter o hábito de fazer tudo com concentração também nos ajudará no desempenho das tarefas do cotidiano, seja em casa, no trabalho, etc.

Disciplina

A seguir veremos algumas dicas simples, as quais se implantadas em nosso dia a dia, nos ajudarão a desenvolver a capacidade de concentração:

  • Primeiramente deve estar bem claro que só podemos fazer uma coisa de cada vez, e quando estivermos fazendo uma atividade devemos ter toda nossa atenção voltada somente a ela. 
    Isso pode parecer óbvio, mas o mais comum é que uma pessoa faça uma determinada atividade e esteja pensando na próxima que precisará fazer depois. 
  • Dedique o tempo que for necessário para concluir uma determinada atividade que esteja fazendo e, somente após concluí-la, passe para uma próxima atividade, e assim sucessivamente até terminar o seu dia. 
  • Faça seus movimentos com concentração. Estamos muito acostumados a fazer as atividades de forma mecânica, isto é, fazendo determinados movimentos sem prestar atenção, e pensando em outras coisas que não tem relação alguma com o que estamos fazendo. 
    Situações muitos comuns onde isto ocorre é quando estamos tomando banho, escovando os dentes, dirigindo o carro, etc. 
  • É claro que quando tentarmos nos concentrar em algo nossa mente tentará desviar para outros pensamentos, já que nunca foi submetida a uma disciplina. Quando isto ocorrer devemos trazer nossa atenção imediatamente para onde estávamos concentrados, tantas vezes quanto seja necessário. 
  • Se os pensamentos estão insistindo demais em atrapalhar a concentração podemos também lhes aplicar a morte psicológica, pois cada pensamento destes é um eu, um defeito psicológico e, portanto podem ser eliminados. 
Seguindo essa disciplina você conseguirá seguramente desenvolver bastante sua capacidade de concentração.
Mas não se esqueça que só conseguirá resultados com prática e continuidade.

Fonte: http://www.divinaciencia.com/licao.php?cmd=1&id=11

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Nota de falecimento: Helio Saboya



Dr. HELIO SABOYA RIBEIRO DOS SANTOS faleceu nesta manhã de 7 de janeiro de 2011. Helio Saboya tinha 80 anos e era membro do Conselho Superior do IAB, em que cujo quadro de membros efetivos ingressou em  31 de julho de 1975. Presença constante nas sessões plenárias, Helio Saboya era atuava, na atual administração, na Comissão de Admissão de Novos Sócios.
    
Formado em 1957 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Procurador concursado do Estado do Rio de Janeiro (ex-Estado da Guanabara) (1965-1994). Secretário-Geral e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro (1980-1983). Membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1983-1985). Organizador do IV Concurso Público para Procurador do Estado do Rio de Janeiro (1985). Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro (1987). Secretário do Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (1987-1990). Consultor Jurídico da Companhia Estadual de Gás do Rio de Janeiro - CEG (1976). Professor do curso de estágio para exame de ordem da OAB/RJ. Examinador da banca do IX Concurso Público para provimento de cargos de Juiz Federal da 2º Região das cadeiras Direito Constitucional I e II e Direito Internacional Público e Privado (2003). Atua preponderantemente nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental e contencioso Cível e Comercial.

Seu sepultamento será na tarde desta sexta-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, nesta cidade, Capela 2, às 17 horas.

Revisão geral - II (Direito Processual Penal)

Olá Grupo!!!

Hoje vamos tentar resolver as questões de Direito Processual Penal.

Se querem uma dica: as questões discursivas são da última prova do MP/RJ.


























Bons estudos!!!
E boa sorte!!!