terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estudo x Literatura: Antígona

Olá Grupo!!!

Vocês já estudaram controle de constitucionalidade? Claro que sim... Já ouviram a referência a um primeiro controle feito em relação a uma lei, ou norma?

Antígona é uma dramática tragédia, escrita por Sófocles. Narra a história de Antígona, uma mulher que deseja enterrar seu imão Polinice, que atentou contra a cidade de Tebas. Vige na cidade uma lei promulgada por Creonte que impedia que os mortos que atentaram contra a lei da cidade fossem enterrados.

O enterro dos mortos era muito importante para as famílias que acreditavam que a alma do morto não faria a transição adequada ao mundo dos mortos.

Antígona levanta-se conta a lei e enterra o irmão. Ela é captura e levada até Cronte, que a sentencia a morte, não adiantando os seus apelos. O apelo dela fundamenta-se no conflito entre o Direito Positivo e o Direito Natural. Propõe então um controle dos próprios atos normativos.

Como não há direito autoral que possa proteger esta obra, segue aqui o link para você ler o livro.

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Estudo x Cinema: As bruxas de Salem

Olá Grupo!!!

Mais um filme que acho todos deveriam assistir (se ainda não o fizeram).


As Bruxas de Salém (The Crucible, no original) é um filme americano de 1996, do gênero drama, dirigdo por Nicholas Hytner. É baseado na peça de mesmo nome de Arthur Miller sobre fatos históricos envolvendo o julgamento das Bruxas de Salém. Miller também escreveu o roteiro do filme que traz no elenco Daniela Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen e Paul Scofield.

Em Salém, Massachusetts, 1962, algumas jovens faziam feitiços. Uma delas, Abigail Williams, tinha se envolvido com John Proctor, um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor, a esposa deste. Elas são descobertas no seu ritual e acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas. Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth atingida.

Abaixo segue o trailer, no original, para vocês terem pelo menos uma noção do clima do filme. Ele é muito fácil de ser encontrado no Brasil. 


O filme se encontra disponível para venda, confira aqui.

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!