quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Projetos para 2011: reflexão II

Olá Grupo!!!

Estou publicando apenas a continuação da anterior.






Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Projetos para 2011: reflexão

Olá Grupo!!!

Ainda estamos no início do ano, estabelecendo e projetando os nossos sonhos para 2011.

Antes de prosseguir, convido vocês a assistirem os vídeos abaixo de um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião.





Depois eu publico a continuação!



Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Direitos Humanos: Indicação bibliográfica

Olá Grupo!!!


Parece que (mais lentamente do que deveríamos) estamos nos conscientizando da disciplina que deveria fazer parte de todos os currículos dos cursos de Direito no Brasil e no mundo. 


O estudo dos Direitos Humanos tem crescido no mundo. Talvez o que impeça a sua alavancada rumo ao local devido seja a sua má utilização pela imprensa. 


Tomo a oportunidade deste meio para indicá-los uma obra que recebi recentemente da Ed. Lumen Juris: 


Coordenadores: 
Daniel Sarmento
Daniela Ikawa
Flavia Piovesan


Nota dos Coordenadores
Qual a relação entre igualdade, diferença e direitos humanos? Quando falamos em direitos humanos, falamos de igualdade de quê? De diferença em quê? Qual a implicação do conteúdo dessa igualdade e dessa diferença na configuração e no reconhecimento de direitos? Como revisitar a concepção de direitos humanos à luz do direito à igualdade e do direito à diferença? A própria expressão direitos humanos já traz uma idéia inerente de igualdade: os direitos são humanos poruqe são devidos a todo e qualquer indivíduo pelo mero fato de sua humanidade.


Ainda não li todos os artigos. A obra é muito rica. Na realidade, é um prazer, que queremos fazer durar, esta leitura. Já era uma tremenda admiradora dos coordenadores, que com muita propriedade selecionaram artigos de imensurável brilhantismo. 


Bons Estudos!!!
E boa sorte!!!