domingo, 30 de janeiro de 2011

Enquete: qual é a parte que você não lê?

Olá Grupo!!!

Vamos falar um pouco da última enquete. Qual é a parte que você não lê?

Para quem não se lembra dela, olha aí:

QUAL É A PARTE QUE VOCÊ NÃO LÊ?



Antes de mais nada, devo dizer que não me surpreendi com as respostas vamos aos motivos:

Prefácio
Que todos leiam o prefácio... típico de carioca. Sabemos quem é o autor, o que ele faz da vida, se é juiz, promotor, advogado... filho de quem, casado com quem... quais são seus hobbies... onde estudou, onde nasceu... Isso é carioca. Nós sabemos todas as correntes e o pensamento jurídico de cada doutrinador. Gostamos disso. O carioca é bom de "bater papo"!

Isso é até bom, apesar de não servir de nada para as questões objetivas (só cai lei e não gostamos de ler lei). Mas serve também para conferir alguma observação sobre controvérsia que o autor não tenha colocado no livro. Alguma mudança de opinião. Ao prefaciar a segunda edição do manual do meu amigo Anderson Soares Madeira, fiz alguns comentários sobre nossas divergências.



Antes de passar para o próximo ponto, sugiro a leitura (para distrair) dos prefácios e apresentações dos livros do Prof. Celso Albuquerque de Melo, confiram aqui alguns fragmentos dos prefácios de várias edições do livro de que escrevo... Ah aproveitem para ler o livro - um dos melhores em Direito Internacional Público. 

Aspectos Históricos
Quanto aos aspectos históricos... Tive a idéia de fazer uma nova enquete! Aproveite para votar ao lado. 

Bibliografia
Vocês não sabem o quanto é importante ler a bibliografia. Vocês sabiam que, no Brasil, muitas monografias (textos sobre temas específicos) são escritos a partir de manuais. Isso é imperdoável. Como um manual (resumo de uma matéria inteira) pode servir de fundamento para um texto específico, aprofundado? 
Mas é assim! E você pode perceber isso sem comprar o livro. É como olhar as guelras do peixe... desculpem-me a analogia.  Se o autor procura doutrina estrangeira, livros clássicos, artigos de difícil localização etc... o livro é bom. Caso contrário, faça igual na barraca de peixe, deixe ele lá na bancada!

Aproveite para responder a enquete. Será uma boa pesquisa. Seja honesto, seu voto é realmente secreto!

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

Participação especial: Direito Constitucional (parte II)

Olá Grupo!!!

Hoje segue a segunda parte da participação da Giovana. Bom saber que muitos gostaram e comentaram.

Só para lembrar, A Giovana se utilizou de apontamentos de sala de aula dos seguintes professores: Paulo Nasser, Salvador Infante, Eleonora Freire e José Guilherme Berman. Os livros utilizados foram: Curso de Direito Constitucional - Gilmar Ferreira Mendes, Inocêncio Mártires e Paulo Gustavo Gonet; Curso de Direito Constitucional Contemporâneio e os Conceitos Fundamentais e a Construção do Novo Modelo - Luiz Roberto Barroso e Curso de Direito Tributário - Hugo de Brito Machado. Além da legislação pertinente.

Segue abaixo a continuação: 






Bons estudos!!!E boa sorte!!!