segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cronograma de estudo

Olá!

O meu projeto é estudarmos toda semana um tema, um ponto dos mais diversos programas de concurso e das mais diversas matérias. Vamos procurar colocar o estudo do direito sobre o tripé em que ele se encontra: lei, jurisprudência e doutrina. Por fim, comprovar a utilidade daquilo que se estuda com as questões de concurso dele objeto. 

Segunda-feira: procurarei postar o tema da semana, aquilo sobre o que vamos estudar, com uma breve explicação da razão de sua escolha. 

Quarta-feira: postarei um breve resumo do tema, com indicação bibliográfica e algumas citações. 

Sexta-feira: é a vez da jurisprudência e de questões de concurso em que a matéria já foi objetada. 

Para nosso primeiro tema... que tal começarmos pelo início: Introdução ao Estudo do Direito. 

Acreditem, o tema é mais importante do que imaginam. Sabendo corretamente a classificação das fontes do direito, você inicia bem qualquer matéria. Sabendo interpretação e integração, mais outros passos a frente.

Vocês não imaginam quantas vezes perguntei a turmas de 8º, 9º, 10º períodos, Pós-graduação e Emerj, o conceito de lei, sem obter qualquer resposta...

Assim nosso projeto é estudar: 
1. Lei de Introdução ao Código Civil
- O que é o direito e como ele pode ser classificado
- O que são sistemas jurídicos
- O que é lei, quais são suas características, classificações, processo de elaboração

É hora de começar...

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

2 comentários:

  1. Queria apenas acrescentar que, desse lado, digo, dos alunos, é difícil a apresentação de um conceito jurídico sempre que solicitado pelo professor. Considerando a complexidade de alguns temas e, ainda que alguns sejam simples (como esse conceito da lei), reunir todos os seus elementos constitutivos e apresentar um conceito satisfatório é complicado. Imediatamente é possível, mas apenas mera repetição daquilo que já foi dito por algum autor ou desde que aquele tema tenha sido arduamente discutido por aquele aluno. Por muitas vezes já apresentei algumas definições jurídicas que, na imediatividade, fui questionado por algum ponto não abordado ou seguimento de posicionamento destoante daquele docente. Para quem tenta entender esse mundo infindável do Direito, frustra-se.
    Espero poder melhorar. Sempre.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    "Sexta-feira: é a vez da jurisprudência e de questões de concurso em que a matéria já foi objetada. "

    Existe jurisprudência e questões de concursos para Introdução ao Estudo do Direito?

    ResponderExcluir