terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aprimorando nossos estudos

Olá Grupo!!!


Tentando intensificar nossos estudos, pensei em algo que não fosse jurídico. 


Vocês sabiam que a música pode fazer o cérebro manter sua atenção?


Infelizmente, não é qualquer música. 


Através de imagens do cérebro de pessoas ouvindo curtas sinfonias de um compositor do século XVIII, uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford descobriu que o cérebro é capaz de classificar o mundo ao seu redor. 


A equipe de pesquisadores mostrou que a música estimula as áreas do cérebro relacionadas com a atenção, com previsões e com a atualização da memória. Encontraram picos de atividade do cérebro durante um curto período de silêncio entre os movimentos musicais - quando aparentemente nada estava acontecendo. O contraponto. 


Além de compreender o processo de ouvir música, este trabalho tem implicações de longo alcance sobre como os cérebros humanos são capazes de classificar eventos em geral.


O objetivo do estudo foi analisar como o cérebro classifica oseventos, mas a pesquisa também revelou que as técnicas musicais utilizadas por compositores de 200 anos atrás ajudam o cérebro aorganizar as informações recebidas.


"Em um ambiente de concerto, por exemplo, diferentes indivíduos ouviram uma música com vaga atenção, mas no ponto de transição entre os movimentos, sua atenção está presa", disse o orientador da pesquisa Vinod Menon, PhD, professor associado de psiquiatria e ciências do comportamento e das neurociências.


"Eu não tenho certeza se os compositores barrocos teriam pensado nisso dessa maneira, mas com certeza a partir de uma perspectiva da neurociência moderna, nosso estudo mostra que este é um momento em que cérebros individuais responder de uma forma bem sincronizada",disse Menon.


Esta pesquisa foi publicada no site que vocês podem ler em inglês aqui


Assim, se quiserem uma sugestão, tentem estudar ouvindo bem baixinho (pode ser) a música disponível aqui


Bons estudos!!!
E boa sorte!!!



4 comentários:

  1. Essa música lembra Canon in D do Pachelbel.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabricio,

    Não sei qual foi a música que você ouviu. Na verdade, o site acima toca muitas músicas barrocas. Funciona como uma rádio em que você seleciona a estação segundo o estilo de música. Confira: www.accuradio.com.br.

    Certamente o que você ouviu tem a ver com Johann Pachelbel, que foi um músico barroco, também, cuja obra mais célebre é justamente Cânone em Ré Maior.

    Ele influenciou indiretamente o meu predileto, Johann Sebastian Bach, já que foi professor de seu irmão mais velho (que por sua vez foi professor do próprio Johann Sebastian Bach).

    Para aqueles que não se lembram da música a que se refere Fabrício: http://www.youtube.com/watch?v=6wpPk8qk3uQ .

    ResponderExcluir
  3. Boas considerações. Não sabia que conhecia tanto sobre música clássica.

    Gostei do site de música. Existe um outro onde poderá ouvir esse tipo de música:

    http://listen.grooveshark.com/

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Tempos de infância...
    Papai só ouvia música erudita.
    Gosto muito e já tive minhas fases. Hoje estou curtido mais Beethoven. No início da adolescência preferia Vivaldi e ficava estudando as quatro estações (apesar de não tocar), ficava buscando distinguir cada detalhe da estação que ele queria expressar nos movimentos...

    ResponderExcluir