quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estudo em Grupo!

Olá Grupo!!!

Tive uma idéia que só vai servir para aqueles que realmente querem passar em um concurso este ano.

O que acham de dividirmos as matérias e cada um se habilitar em preparar um resumo?

Vou colocar abaixo a lista de matérias. Aguardarei a habilitação de vocês e individualmente vou sugerir bibliografia e o ponto. Procure escolher a matéria de acordo com os seguintes critérios: matéria que gosta, matéria que acha que precisa estudar mais, matéria que tenho acesso a livros atualizados.

Vou dar uma lida no resumo feito por cada um e publicar dando o crédito. Combinado?

A lista de matérias é a seguinte:

1) Direito Constitucional
2) Direito Administrativo
3) Direito Previdenciário
4) Direito Tributário
5) Direito Internacional Público
6) Direito Internacional Privado
7) Direito Civil
8) Direito Comercial
9) Direito Processual Civil
10) Direito Penal
11) Direito Processual Penal
12) Direito Ambiental
13) Direito Econômico
14) Direitos Humanos
15) Direito do Trabalho
16) Direito Processual do Trabalho

Vamos escolher. Não se preocupe se alguém já tiver escolhido a matéria que você quer. As matérias são muito extensas... tem espaço para todo mundo.

Bons estudos!!!
E boa sorte!!!

8 comentários:

  1. Como apontado em outro tópico, estou iniciando meus estudos aprofundados em Direito Constitucional voltado principalmente para o concurso de ingresso na carreira inicial do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Sigo o edital e tento fazer referência ao requerido: Legislação, posicionamento do STF/STJ e a doutrina básica.

    Tenho três livros sobre Direito Constitucional, logo abaixo:

    .: LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 14ªed. Ed. Saraiva.

    .: BARROSO, Luís Roberto. Controle de Constitucionalidade. (não me lembro, mas é a última edição com referência ao post-scriptum).

    .: MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. (não lembro a edição).

    Qualquer coisa, só falar.

    ResponderExcluir
  2. Fabricio,
    Acho que o mais interessante de todos é o do Barroso. Não considero os outros nem minimamente interessantes para o referido concurso.
    Se quiser um tema selecionado para colaborar aqui pode ser:

    3. Controle de constitucionalidade: Sistemas. Controle Jurisdicional. Efeitos.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Carolina. Estou acompanhando esse início da matéria pelos livros que eu tenho e quando eu tiver um conhecimento razoável sobre o tema, avanço um pouco mais. Não adianta eu ter o melhor livro se o básico eu nem souber ou nem entendê-lo, não é verdade?

    Aliás, consegui com eles responder algumas questões dos concursos anteriores. Então já me sinto confortável com isso.

    Melhor não tentar dar passos mais alargados que minhas próprias pernas...

    ResponderExcluir
  4. Carolina quero preparar o resumo mas a minha questão é a seguinte: as matérias que gosto são direito público (ADM e CONST.) mais a materia que sou mais deficiente é penal, sendo que os livros que tenho atualizados são os do Barroso, Gilmar Mendes e CIA e tenho um do Carvalho Filho que apesar de ser manual tem me auxiliado em ADM. Quanto a Penal não tenho nada atualizado somente a legislação.

    ResponderExcluir
  5. Giovana,
    Para você não ficar parada... vamos fazer então um ponto de constitucional. Seus livros são bons.
    Depois, quando você tiver condições, pode comprar ou conseguir um Luiz Regis Prado de Parte Geral de Direito Penal. E se quiser, um comentário ao Código Penal para parte especial. O que acha?
    Você pode resumir o seguinte ponto:

    Poder legislativo. Organização e atribuições. O processo legislativo. Cláusulas pétreas. Natureza. Espécies. Iniciativa legislativa. Normas constitucionais e processo legislativo. Orçamento. Princípios constitucionais. Fiscalização financeira e orçamentária. O tribunal de contas. Natureza e atribuições.

    Lembre-se que a parte final é só uma pincelada, já que ela vai ser vista em Direito Financeiro.

    Estou aguardando sua confirmação...

    ResponderExcluir
  6. E aí Fabrício?
    Você fica com a parte de controle então?
    O tema mais detalhado é:
    O controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. Conceito. Natureza. Espécies. A Ação declaratória de Constitucionalidade e a Ação direta de inconstitucionalidade. A ação de inconstitucionalidade por omissão. Ação de descumprimento de preceito fundamental.

    ResponderExcluir
  7. Carolina, adorei esta oportunidade de fazer o resumo, já separei o material,preciso saber qual é o meu prazo para entregar e por gentileza leia antes de publicar para evitar que passe à frente alguma coisa com erro. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Giovana,
    Gostaria de receber o material no dia 15 de janeiro. O projeto é começar a publicar os resumos no dia 17 de janeiro, par isso terei de ter lido antes.

    Ainda vou querer colocar alguns links nos textos de vocês (sabe aqueles que eu faço nos meus) apenas para facilitar a pesquisa de quem lê o blog. Então se você faz referência a um autor, ou a um dispositivo legal, quero colocar o link, para a pessoa abrir direto, sem ter que procurar.

    Envie para o meu email: carolinabarbozalima@gmail.com.

    Obrigada por sua participação!

    ResponderExcluir