quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Estudo x Cinema: O nome da Rosa

Olá Grupo!!!

Tentando utilizar nosso tempo de lazer como uma forma de estudo, vou fazer uma indicação eventual de filmes que tenham algum aspecto jurídico.

O primeiro filme escolhido é "O nome da rosa", uma clássica produção do cinema alemão, de 1986, estrelado por Sean Connery, que discute a relação de poder na idade média. Provavelmente vocês já viram muitas citações deste filme em vários livros jurídicos.

O filme representa a Europa Medieval, quando a Igreja Católica exercia um poder quase que absoluto nos campos econômicos, político e religioso. O momento econômico é o feudalismo, no qual a desigualdade em classes distintas se dava pela exploração do trabalho humano dos camponeses pelos senhores feudais.

O filme mostra as várias correntes do pensamento humanos: empirismo, filosofia grega... É claro que o teologismo impera, sustentando o poder e a dominação da igreja no divino. O empirismo se mostra na figura do personagem Willian de Baskerville, que realiza uma necropsia e no diálogo dele com o outro monge.  A filosofia grega aparece quando William de Baskerville se apropria de conhecimento aplicando a lógica para deduzir a conclusão de sua investigação.

O período mediebal é caracterizado pela supremacia de uma linha de pensamento: o totalitarismo intelectual, que está por trás de práticas como a inquisição.

Abaixo coloco trechos do filme encontrados no Youtube.


Bons estudos!!!
E boa sorte!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário